terça-feira, 3 de abril de 2012

O que acompanha a maternidade...

Rolou um MEGA barraco no FB, em um grupo chamado MOMS (que conta com 2,552 mães) quando uma integrante  pediu indicação de um Pediatra Humanizado.

Entrou em discussão o que seria exatamente um Pediatra Humanizado e com isso toda a parte do humanizado junto: parto (que este seria verdadeiramente apenas o natural: normal sem anestesia), parto em casa, amamentação, uso de fórmulas complementares, obstetras, obstetras humanizados, o SUS e por fim o Pediatra Humanizado.
Muito se falou, o tom "se elevou" e o tal post já passa de 100 comentários.
Não vou ficar aqui discutindo esses tópicos. Acho que cada mulher e família escolhe a forma que acredita, o melhor médico possível e aquilo que convém para a chegada do seu bebê.
Tem quem contrate decoradora para enfeitar o quarto da maternidade, tem quem tenha em uma banheira em casa.
O que me choca é a forma como as pessoas se colocam, a grande maioria sem um pingo de compreensão, sem saber ou conseguir entender que nem sempre aquilo que é bom pra você também é bom para aquela outra pessoa.
Cadê o respeito ao próximo meu povo?! Eu aprendi que o meu espaço termina onde o seu começa. E vamos nos respeitar. Respeitar as idéias, as posições polítias, religiosas e por que não a escolha do parto?!

Passado isso tudo somos todas mães. Todas temos como missão educar esses pequenos seres que colocamos no mundo, se chegou aqui por parto normal ou por cesária - tanto faz. O mundo é o mesmo para todos nós, e já está cada dias mais difícil...

Isso muito me incomoda na maternidade: tem SEMPRE alguém que acha que sabe o que é melhor para o nosso filho do que nós. E muitas vezes nós nem nunca vimos essa pessoa que se empenha tanto em nos dar uma opinião sem nem saber nada da nossa vida.
Menos gente, muito menos.

8 comentários:

  1. Eh Beta, isso é o que + me incomoda tb. Gente que não ocnheço querendo dar pitaco na minha vida, na vida da minha filha! Sabe que qdo a Bel tinha 3 meses fui com ela ao banco sacar dinheiro noc aixa eletrônico. Uma velha que eu nunca vi mais gorda ou mais magra vira pra mim epergunta se ela não era muito nova para estar na rua. eu olhei para ela e perguntei se ela era a avó da criança, ou a tia para perguntar aquilo. Ela me olhou espantada, fui grossa sim, mas falou o que quis tem que estar preparada para ouvir o que não quer tb. Na minha vida e da minha família mando EU!

    ResponderExcluir
  2. Carol, é isso mesmo. Quem diz o que quer tem que ouvir o que não quer mesmo!
    É um saco isso, até quando a pessoa é próxima me incomoda um pouco (dependendo da forma que fala) quanto mais quem eu nem nunca vi.
    Eu que amamentei super pouco (e não foi por opção - foram circunstâncias físicas e emocionais) ouvi um bocado calada. E foi MUITO difícil. Espero que dessa vez eu administre melhor a minha ansiedade.... pq a dos outros é impossível!

    ResponderExcluir
  3. pois é Beta, todo mundo diz q com o segundo filho é melhor, pq a gente já sabe o que fazer, ai as outras pessoas (da familia pelo menos) não se metem tanto. Tenho certeza que vc vai conseguir amamentar muito dessa vez!!! bjkas

    ResponderExcluir
  4. Nossa, é impressionante como toda primeira gravidez é muito parecida com todas, né? Me vejo perfeitamente nos comentários. Mas como tb sou mãe pela segunda vez, digo que muita coisa é diferente da primeira (as minhas só foram iguais no enjôo). A gente fica mais tranquila, sabe como agir em determinados momentos que na primeira ficávamos desesperadas, a amamentação flui de uma forma menos traumática. Mas o mais importante é que pais e filhos estão se conhecendo, crescendo juntos e que esses momentos devem ser sempre regados de muita paciência e amor.

    ResponderExcluir
  5. Da uma olhada no post do www.potencialgestante.com.br sobre tia de primeira viagem.... Bafafa total sobre vida social e amigos sem filhos. Isso da pano pra manga hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca, o povo surta né! Fica numa neurose de tudo, Leticia tem rotina (de sono do Nana, nenê), mas nos finais de semana não deixo de fazer nada com ela por conta do sono... vou adaptando os horários dela e meus para conciliar tudo.
      Dá pano pra manga mesmo Cárol!!!

      Excluir
  6. Eu não vi esse post específico, mas vi outros e a criação de outro grupo (do qual faço parte).... nem sabia que tinha um movimento tão forte do chamado "humanizado" e das mães "franks". Sou mãe de G~emeos (um casal, com 1 ano e três meses) e sou muito mais tranquila que as minhas amigas.... desde cedo tive que deixar um chorando para esperar a vez do outro.... é maravilhoso, mas é uma loucura... e quanta gente me criticando.... sempre.... e já ouvi comentários do tipo: vc é uma mãe muito desprendida (pq viajei com o meu marido sem eles).... meu marido costuma comentar: os filhos mudam as pessoas.... umas vezes pra melhor e outras pra pior.... tem mãe que pira e se coloca exatamente dessa forma que vc falou.... eu tb tenho um blog: http://fourandadog.blogspot.com.br/ tem alguns posts sobre crianças.... bjos e boa gravidez :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi seu blog, adorei! Acho que algumas mulheres só se sentem completas depois da maternidade, mas de uma forma meio obsessiva.. o filho passa ser a única razão de viver, o centro das atenções....sei lá.
      Eu costumo dizer que ser mãe é parte de mim, não é o meu todo, sou também mulher, filha, amiga... E amo tanto ser mãe e logo providenciei mais uma! rsrs
      Bjss

      Excluir