terça-feira, 15 de maio de 2012

A adaptação na Escola

E no dia 02 de maio de 2012 Leticia, com 1 ano 5 1/2 meses começou na escola. A Escola escolhida foi a Escola Nova, no Jardim Botânico.
A visita para conhecer aconteceu no meio do ano passado. A escola tem um conceito de valorizar o indivíduo no sentido amplo, incentivando a criatividade, capacidade e convivência harmoniosa.

O que me chamou atenção, primeiramente é que me lembrou muito o antigo Colégio Montessori, onde eu fiz o maternal e acredite se quiser, tenho recordações incríveis.
E o conceito escola, mesmo para minha tão pequenina filhota. Não tem cochilo a tarde, não tem anotação diária na agenda, tem uma detalhada programação de tarefas e metodologia que serão usadas ao longo do ano.

Mas e a adaptação? Bem a adaptação foi da seguinte forma (meio confusa).
Eu aproveitei minhas férias, e na volta da viagem de Miami começei com ela na Escola. Não sei se pr conta dos dias afastadas, ou se pela adaptação mesmo, ela estava um GRUDE comigo. Mas no primeiro dia, que era tudo uma grande novidade, ela entrou na escola e saiu andando, nem olhou para trás. Eu fiquei o tempo todo na salinha do cafézinho. duas horas e meia depois ela começou a choramingar e me chamar e pronto, estava ótimo para o primeiro dia.

No segundo dia, ela já não quis entrar sozinha na sala, fui com ela e passamos três horas lá... tudo que ela fazia me mostrava. Sujava a mão de areia e vinha me mostrar, colocava fantasia e vinha me mostrar... No terceiro dia, tive que entrar na sala, mas consegui fugir uns 40 minutos para a salinha do café, até que ela choramingou, voltei para a sala e lá ficamos até a hora dela ir para casa.

Na semana seguinte eu já não poderia ir. Acabaram minhas férias. Fui levá-la e quem ficaria lá com ela seria a babá. Já haviam nos alertado que voltando do final de semana, ela podia dar uma regredida, e foi isso que aconteceu. Salete (a babá) ficou o tempo todo na sala, Leticia passou a tarde toda vigiando a Mochila dela (dizem que é normal, pois a criança percebe o elo entre a casa e a escola).
Na terça e na quarta a babá também ficou na sala, com algumas escapadelas. Já na quinta e na sexta a salete ficou o tempo todo no cafezinho, sem nenhuma interferência. Estávamos esperando a segunda-feira, dia de uma possível regressão comportamental para vermos o andamento. E para nossa surpresa ela entrou na escola, foi para a sala e lá ficou, sem nenhuma interferência da babá.
Então hoje, terça-feira, 15/05, foi o primeiro dia da Leticia sozinha na escola. <3

Saldo da adaptação: não recomendo que a mãe viaje e na sequencia faça a adaptação. Isso foi ZERO esperto. Mas sabe como é né, queria aproveitar as férias no trabalho...

Leticia é uma criança despachada, achei que fosse ser mais rápido, mas ao mesmo tempo foi ótimo ela ter o tempo dela para se adaptar, sem grandes traumas. E ela está amando a escola! Chega em casa falando o nome da professora, dos amiguinhos, uma coisa FOFA demais!
E está ficando uma moça independente e deixando a mamãe coruja muito orgulhosa e ainda mais boba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário